terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ser ovelha, ou ser Lobo?

“O Senhor e o meu Pastor, nada me faltara”.

Esta expressão é muito usada no nosso cotidiano, principalmente quando estamos prevendo que iremos passar por alguma dificuldade, nos lembramos imediatamente deste verso. 
Mas como podemos afirmar isso se muitas vezes andamos por caminhos que não conhecemos perfeitamente. E o que faz um “pastor”? Para vivermos este verso temos que ser ovelha. Só que a ovelha e dependente de um pastor, pois possuem muitas limitações, não que elas não sejam sadias, mas porque a sua própria natureza e estrutura física que lhe fez assim dependente.
Existem varias criações que não necessitam de um pastor ao lado, exemplo: Vacas, cavalos e outros que à medida que crescem eles vão se desenvolvendo e procurando o que melhor para si, totalmente ao contrario da “Ovelha”. A ovelha precisa do pastor o tempo todo por perto.
Ao amanhecer o pastor toma as ovelhas e as leva, porque não sabem ir para o pasto sozinhas, não sabem escolher nem a própria comida. Se ele não cuida bem disso, elas acabam comendo qualquer coisa, pois não sabem, como outros animais, distinguir entre o capim bom ou o mato venenoso. Por essa razão, quem faz a escolha também é o pastor. Elas também não são capazes de guardar o caminho, os outros animais têm faro muito bom, mas as ovelhas não. Quantas vezes saímos sozinhos e comemos tantas coisas sem nem se preocupar.  Será que somos Ovelhas? Ou somos Lobos?
O lobo é um animal muito contos infantis como um personagem perigosos a exemplo: O Lobo mau e o chapeuzinho vermelho, O lobo mau e os três porquinhos, Lobo com pele de ovelha e vários outros personagem onde nos mostra um gigante conhecido por LOBO e di outro lado um personagem fraco que depende de cuidados especiais, que o caso na OVELHA que não é capaz de guardar nem mesmo o caminho de casa. Por isso que no capitulo dois do verso vinte e três de Salmos o salmista diz assim: “Deita-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente em águas tranquilas”. A ovelha ela é guiada pelo seu pastor.  Muitos de nos antes de nos converter ao evangelho éramos como lobos um dos animais que tem uma audição muito apurada bem como o olfato, a visão são espetacular, e andávamos conforme o nosso coração.
Agora que fomos comprados com o preço de sangue, temos que viver uma vida deferente, a bíblia nos conta a historia de um homem chamado Nicodemos que questionou a Jesus a cerca do novo nascimento e Jesus afirma mais uma vez que: “Aquele que não nascer da Água e do Espírito não pode entra no reino dos Céus”. Com essas palavras podemos perceber que fomos comparados a uma criança. E tanto a criança como a ovelha, elas tem algo incomum entre si, que é o Cuidado dos pais e o cuidado do seu pastor.
Então concluímos que ser OVELHA É MUITO MELHOR DO QUE SER LOBO.... 

Edson da Silva

Nenhum comentário:

LIÇÃO 10: A CEIA DO SENHOR – A SEGUNDA ORDENANÇA DA IGREJA (ADULTOS)

Texto bíblico em classe: 1ª Corintios 11.17-34 Hinos sugeridos da harpa cristã: 199, 233, 482   A Ceia do Senhor é uma outra important...